Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade linda! Uma referência em urbanismo. Parece a Europa. As avenidas são largas e contrastam com umas ruas bem estreitas. O traçado da cidade foi bem planejado. Muitos prédios tem uma arquitetura francesa, principalmente no bairro da Recoleta. Parece que pelo menos no centro, na Recoleta e em Palermo quiseram fazer de Buenos Aires uma Paris da América do Sul. Percebe-se uma mania de grandeza, sejam nos prédios públicos ou particulares. Deve custar caro manter aquilo tudo.

Com relação à comida, os turistas brasileiros adoram e lotam os restaurantes para comer carne, parrilla, "ojo de bife" e "bife de chorizo com las papas fritas". Fiquei a pensar: por que não introduzem acompanhamentos mais saudáveis, como legumes cozidos? Não seria bom um bife de chorizo com arroz, brócolis e cenoura cozidos? De fato, percebi que há pouca verdura e vegetais nos cardápios dos restaurantes. Talvez porque tenha faltado, como em São Paulo, a imigração japonesa que nos trouxe o bom hábito de comer verduras e legumes. Outra coisa é que os garçons argentinos são mal humorados. Está certo que os brasileiros são folgados e pedem muitas coisas, mas servir com simpatia não custaria nada.  

Dito isso, eu aconselharia os brasileiros que vão "turistar" em Buenos Aires a andar pelas ruas, pelas ruelas, becos e avenidas. A arquitetura e o plano urbanístico da cidade valem a pena. Não há nada como descobrir caminhos novos. E descobrir uma cidade andando à pé. Assim, é possível ir à pé do Teatro Colon à Casa Rozada, e da Plaza de Mayo à feira de San Telmo. E, no meio do caminho, sempre tem um café com um bom cortado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário